Juízes 6:25-40

Gideão destrói o altar a Baal

25) Naquela mesma noite, disse o Senhor a Gidão: Toma um dos bois de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta a asera que está ao pé dele.
26) Edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, na forma devida toma o segundo boi, e o oferece em holocausto, com a lenha da asera que cortares
27) Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera porém, temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas de noite.
28) Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derribado, cortada a asera que estivera ao pé dele, e o segundo boi oferecido no altar que fora edificado.
29) Pelo que disseram uns aos outros: Quem fez isto? E, depois de investigarem e inquirirem, disseram: Gideão, filho de Joás, é quem fez isto.
30) Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora teu filho, para que morra, porque derribou o altar de Baal e cortou a asera que estava ao pé dele.
31) Joás, porém, disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender, ainda esta manhã será morto se ele é deus, por si mesmo contenda, pois foi derribado o seu altar.
32) Pelo que naquele dia chamaram a Gidão Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derribou o seu altar.
33) Então todos os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente se ajuntaram e, passando o Jordão, acamparam no vale de Jizreel.
34) Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão e tocando ele a trombeta, os abiezritas se ajuntaram após ele.
35) E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se ajuntou após ele e ainda enviou mensageiros a Aser, a Zebulom e a Naftali, que lhe saíram ao encontro.
36) Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,
37) eis que eu porei um velo de lã na eira se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar enxuta, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.
38) E assim foi pois, levantando-se de madrugada no dia seguinte, apertou o velo, e espremeu dele o orvalho, que encheu uma taça.
39) Disse mais Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira se ainda falar só esta vez. Permite que só mais esta vez eu faça prova com o velo rogo-te que só o velo fique enxuto, e em toda a terra haja orvalho.
40) E Deus assim fez naquela noite pois só o velo estava enxuto, e sobre toda a terra havia orvalho.