Juízes 4:4-16

Débora e Baraque livram Israel
4) Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5) Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento.
6) Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes-Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não te ordena, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom
7) e atrairei a ti, para o ribeiro de Quisom, Sísera, chefe do exército de Jabim juntamente com os seus carros e com as suas tropas, e to entregarei na mão?
8) Disse-lhe Baraque: Se fores comigo, irei porém se não fores, não irei.
9) Respondeu ela: Certamente irei contigo porém não será tua a honra desta expedição, pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. Levantou-se, pois, Débora, e foi com Baraque a Quedes.
10) Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiram dez mil homens após ele também Débora subiu com ele.
11) Ora, Heber, um queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e tinha estendido as suas tendas até o carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.
12) Anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.
13) Sísera, pois, ajuntou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos Gentios até o ribeiro de Quisom.
14) Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor entregou Sísera na tua mão porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.
15) E o Senhor desbaratou a Sísera, com todos os seus carros e todo o seu exército, ao fio da espada, diante de Baraque e Sísera, descendo do seu carro, fugiu a pé.
16) Mas Baraque perseguiu os carros e o exército, até Harosete dos Gentios e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada não restou um só homem.