Juízes 18:14-31

Os danitas levam a casa, a imagem e o levita da casa de Mica

14) Então os cinco homens que tinham ido espiar a terra de Laís disseram a seus irmãos: Sabeis vós que naquelas casas há um éfode, e terafins, e uma imagem esculpida e uma de fundição? Considerai, pois, agora o que haveis de fazer.
15) Então se dirigiram para lá, e chegaram à casa do mancebo, o levita, à casa de Mica, e o saudaram.
16) E os seiscentos homens dos danitas, munidos de suas armas de guerra, ficaram à entrada da porta.
17) Mas subindo os cinco homens que haviam espiado a terra, entraram ali e tomaram a imagem esculpida, e éfode, os terafins e a imagem de fundição, ficando o sacerdote em pé à entrada da porta, com os seiscentos homens armados.
18) Quando eles entraram na casa de Mica, e tomaram a imagem esculpida, o éfode, os terafins e a imagem de fundição, perguntou-lhes o sacerdote: Que estais fazendo?
19) E eles lhe responderam: Cala-te, põe a mão sobre a boca, e vem conosco, e sê-nos por pai e sacerdote. Que te é melhor? ser sacerdote da casa dum só homem, ou duma tribo e duma geração em Israel?
20) Então alegrou-se o coração do sacerdote, o qual tomou o éfode, os terafins e a imagem esculpida, e entrou no meio do povo.
21) E, virando-se, partiram, tendo posto diante de si os pequeninos, o gado e a bagagem.
22) Estando eles já longe da casa de Mica, os homens que estavam nas casas vizinhas à dele se reuniram, e alcançaram os filhos de Dã.
23) E clamaram após os filhos de Dã, os quais, virando-se, perguntaram a Mica: Que é que tens, visto que vens com tanta gente?
24) Então ele respondeu: Os meus deuses que eu fiz, vós me tomastes, juntamente com o sacerdote, e partistes e agora, que mais me fica? Como, pois, me dizeis: Que é que tens ?
25) Mas os filhos de Dã lhe disseram: Não faças ouvir a tua voz entre nós, para que porventura homens violentos não se lancem sobre vós, e tu percas a tua vida, e a vida dos da tua casa.
26) Assim seguiram o seu caminho os filhos de Dã e Mica, vendo que eram mais fortes do que ele, virou-se e voltou para sua casa.
27) Eles, pois, levaram os objetos que Mica havia feito, e o sacerdote que estava com ele e, chegando a Laís, a um povo quieto e desprecavido, passaram-no ao fio da espada, e puseram fogo à cidade.
28) E ninguém houve que o livrasse, porquanto estava longe de Sidom, e não tinha relações com ninguém a cidade estava no vale que está junto a Bete-Reobe. Depois, reedificando-a, habitaram nela,
29) e chamaram-lhe Dã, segundo o nome de Dã, seu pai, que nascera a Israel era, porém, dantes o nome desta cidade Laís.
30) Depois os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem esculpida e Jônatas, filho de Gérsom, o filho de Moisés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até o dia do cativeiro da terra.
31) Assim, pois, estabeleceram para si a imagem esculpida que Mica fizera, por todo o tempo em que a casa de Deus esteve em Siló.