Juízes 18:1-13

Os danitas buscam uma herança e tomam Laís

1) Naqueles dias não havia rei em Israel a tribo dos danitas buscava para si herança em que habitar porque até então não lhe havia caído a sua herança entre as tribos de Israel.
2) E de Zorá e Estaol os filhos de Dã enviaram cinco homens da sua tribo, escolhidos dentre todo o povo, homens valorosos, para espiar e reconhecer a terra e lhes disseram: Ide, reconhecei a terra. E chegaram eles à região montanhosa de Efraim, à casa de Mica, e passaram ali a noite.
3) Pois, estando eles perto da casa de Mica, reconheceram a voz do mancebo levita e, dirigindo-se para lá, lhe perguntaram: Quem te trouxe para cá? que estás fazendo aqui? e que é isto que tens aqui?
4) E ele lhes respondeu: Assim e assim me tem feito Mica ele me assalariou, e eu lhe sirvo e sacerdote.
5) Então lhe disseram: Consulta a Deus, para que saibamos se será próspero o caminho que seguimos.
6) Ao que lhes disse o sacerdote: Ide em paz perante o Senhor está o caminho que seguis.
7) Então foram-se aqueles cinco homens, e chegando a Laís, viram o povo que havia nela, como vivia em segurança, conforme o costume dos sidônios, quieto e desprecavido não havia naquela terra falta de coisa alguma era um povo rico e, estando longe dos sidônios, não tinha relações com ninguém.
8) Então voltaram a seus irmãos, em Zorá e Estaol, os quais lhes perguntaram: Que dizeis vós?
9) Eles responderam: Levantai-vos, e subamos contra eles porque examinamos a terra, e eis que é muito boa. E vós estareis aqui tranqüilos? Não sejais preguiçosos em entrardes para tomar posse desta terra.
10) Quando lá chegardes, achareis um povo desprecavido, e a terra é muito espaçosa pois Deus vos entregou na mão um lugar em que não há falta de coisa alguma que há na terra.
11) Então seiscentos homens da tribo dos danitas partiram de Zorá e Estaol, munidos de armas de guerra.
12) E, tendo subido, acamparam-se em Quiriate-Jearim, em Judá pelo que esse lugar ficou sendo chamado Maané-Dã, até o dia de hoje eis que está ao ocidente de Quiriate-Jearim.
13) Dali passaram à região montanhosa de Efraim, e chegaram à casa de Mica.