Josué 24:14-28

Renova o pacto com o povo

14) Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor.
15) Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
16) Então respondeu o povo, e disse: Longe esteja de nós o abandonarmos ao Senhor para servirmos a outros deuses:
17) porque o Senhor é o nosso Deus ele é quem nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e quem fez estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos preservou por todo o caminho em que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
18) E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, mesmo os amorreus, que moravam na terra. Nós também serviremos ao Senhor, porquanto ele é nosso Deus.
19) Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porque é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.
20) Se abandonardes ao Senhor e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará o mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem.
21) Disse então o povo a Josué: Não! antes serviremos ao Senhor.
22) Josué, pois, disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos e que escolhestes ao Senhor para o servir. Responderam eles: Somos testemunhas.
23) Agora, pois,-disse Josué-deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel.
24) Disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos à sua voz.
25) Assim fez Josué naquele dia um pacto com o povo, e lhe deu leis e ordenanças em Siquem.
26) E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus e, tomando uma grande pedra, a pôs ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor,
27) e disse a todo o povo: Eis que esta pedra será por testemunho contra nós, pois ela ouviu todas as palavras que o Senhor nos falou pelo que será por testemunho contra vós, para que não negueis o vosso Deus.
28) Então Josué despediu o povo, cada um para a sua herança.