Josué 24:1-13

Lembra tudo o que Deus tinha feito por eles

1) Depois Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém, e chamou os anciãos de Israel, os seus cabeças, os seus juízes e os seus oficiais e eles se apresentaram diante de Deus.
2) Disse então Josué a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do Rio habitaram antigamente vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor e serviram a outros deuses.
3) Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do Rio, e o conduzi por toda a terra de Canaã também multipliquei a sua descendência, e dei-lhe Isaque.
4) A Isaque dei Jacó e Esaú a Esaú dei em possessão o monte Seir mas Jacó e seus filhos desceram para o Egito.
5) Então enviei Moisés e Arão, e feri o Egito com aquilo que fiz no meio dele e depois vos tirei de lá.
6) Depois que tirei a vossos pais do Egito viestes ao mar e os egípcios perseguiram a vossos pais, com carros e com cavaleiros, até o Mar Vermelho.
7) Quando clamaram ao Senhor, ele pôs uma escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles e os cobriu e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito. Depois habitastes no deserto muitos dias.
8) Então eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam além do Jordão, os quais pelejaram contra vós porém os entreguei na vossa mão, e possuístes a sua terra assim os destruí de diante de vós.
9) Levantou-se também Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, e pelejou contra Israel e mandou chamar a Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse
10) porém eu não quis ouvir a Balaão pelo que ele vos abençoou e eu vos livrei da sua mão.
11) E quando vós, passando o Jordão, viestes a Jericó, pelejaram contra vós os homens de Jericó, e os amorreus, os perizeus, os cananeus, os heteus, os girgaseus, os heveus e os jebuseus porém os entreguei na vossa mão.
12) Pois enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram de diante de vós, como aos dois reis dos amorreus, não com a vossa espada, nem com o vosso arco.
13) E eu vos dei uma terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas e comeis de vinhas e de olivais que não plantastes.