2Samuel 8.1-12

Triunfos sobre os seus inimigos

1) Sucedeu depois disso que Davi derrotou os filisteus, e os sujeitou e Davi tomou a Metegue-Ama das mãos dos filisteus.
2) Também derrotou os moabitas, e os mediu com cordel, fazendo-os deitar por terra e mediu dois cordéis para os matar, e um cordel inteiro para os deixar com vida. Ficaram assim os moabitas por servos de Davi, pagando-lhe tributos.
3) Davi também derrotou a Hadadézer, filho de Reobe, rei de Zobá, quando este ia estabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates.
4) E tomou-lhe Davi mil e setecentos cavaleiros e vinte mil homens de infantaria e Davi jarretou a todos os cavalos dos carros, reservando apenas cavalos para cem carros.
5) Os sírios de Damasco vieram socorrer a Hadadézer, rei de Zobá, mas Davi matou deles vinte e dois mil homens.
6) Então Davi pôs guarnições em Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributos. E o Senhor lhe dava a vitória por onde quer que ia.
7) E Davi tomou os escudos de ouro que os servos de Hadadézer usavam, e os trouxe para Jerusalém.
8) De Betá e de Berotai, cidades de Hadadézer, o rei Davi tomou grande quantidade de bronze.
9) Quando Toí, rei de Hamate, ouviu que Davi ferira todo o exército de Hadadézer,
10) mandou-lhe seu filho Jorão para saudá-lo, e para felicitá-lo por haver pelejado contra Hadadézer e o haver derrotado pois Hadadézer de contínuo fazia guerra a Toí. E Jorão trouxe consigo vasos de prata de ouro e de bronze,
11) os quais o rei Davi consagrou ao Senhor, como já havia consagrado a prata e o ouro de todas as nações que sujeitara.
12) da Síria, de Moabe, dos amonitas, dos filisteus, de Amaleque e dos despojos de Hadadézer, filho de Reobe, rei de Zobá.