2Samuel 5:1-12

Davi é constituido rei de todo o Israel

1) Então todas as tribos de Israel vieram a Davi em Hebrom e disseram: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne!
2) Além disso, outrora, quando Saul ainda reinava sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel e também o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás chefe sobre Israel.
3) Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebrom e o rei Davi fez aliança com eles em Hebrom, perante o Senhor e ungiram a Davi rei sobre Israel.
4) Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos.
5) Em Hebrom reinou sete anos e seis meses sobre Judá, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.
6) Depois partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus, que habitavam naquela terra, os quais disseram a Davi: Não entrarás aqui os cegos e es coxos te repelirão querendo dizer: Davi de maneira alguma entrará aqui.
7) Todavia Davi tomou a fortaleza de Sião esta é a cidade de Davi.
8) Ora, Davi disse naquele dia: Todo o que ferir os jebuseus, suba ao canal, e fira a esses coxos e cegos, a quem a alma de Davi aborrece. Por isso se diz: Nem cego nem, coxo entrara na casa.
9) Assim habitou Davi na fortaleza, e chamou-a cidade de Davi e foi levantando edifícios em redor, desde Milo para dentro.
10) Davi ia-se engrandecendo cada vez mais, porque o Senhor Deus dos exércitos era com ele.
11) Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros e pedreiros, que edificaram para Davi uma casa.
12) Entendeu, pois, Davi que o Senhor o confirmara rei sobre Israel, e que exaltara e reino dele por amar do seu povo Israel.