2Samuel 2:12-3:1

Vitória de Davi sobre Isbosete

12) Depois Abner, filho de Ner, com os servos de Isbosete, filho de Saul, saiu de Maanaim para Gibeão.
13) Saíram também Joabe, filho de Zeruia, e os servos de Davi, e se encontraram com eles perto do tanque de Gibeão e pararam uns de um lado do tanque, e os outros do outro lado.
14) Então disse Abner a Joabe: Levantem-se os mancebos, e se batam diante de nós. Respondeu Joabe: Levantem-se.
15) Levantaram-se, pois, e passaram, em número de doze por Benjamim e por Isbosete, filho de Saul, e doze dos servos de Davi.
16) E cada um lançou mão da cabeça de seu contendor, e meteu-lhe a espada pela ilharga assim caíram juntos pelo que se chamou àquele lugar, que está junto a Gibeão, Helcate-Hazurim.
17) Seguiu-se naquele dia uma crua peleja e Abner e os homens de Israel foram derrotados diante dos servos de Davi.
18) Ora, estavam ali os três filhos de Zeruia: Joabe, Abisai, e Asael e Asael era ligeiro de pés, como as gazelas do campo.
19) Perseguiu, pois, Asael a Abner, seguindo-o sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda.
20) Nisso Abner, olhando para trás, perguntou: És tu Asael? Respondeu ele: Sou eu.
21) Ao que lhe disse Abner: Desvia-te para a direita, ou para a esquerda, e lança mão de um dos mancebos, e toma os seus despojos. Asael, porém , não quis desviar-se de seguí-lo.
22) Então Abner tornou a dizer a Asael: Desvia-te de detráz de mim porque hei de ferir-te e dar contigo em terra? e como levantaria eu o meu rosto diante de Joabe, teu irmão?
23) Todavia ele recusou desviar-se pelo que Abner o feriu com o conto da lança pelo ventre, de modo que a lança lhe saiu por detrás e ele caiu ali, e morreu naquele mesmo lugar. E sucedeu que, todos os que chegavam ao lugar onde Asael caíra morto, paravam.
24) Mas Joabe e Abisai perseguiram a Abner e pôs-se o sol ao chegarem eles ao outeiro de Amá, que está diante de Giá, junto ao caminho do deserto de Gibeão.
25) E os filhos de Benjamim se ajuntaram atrás de Abner e, formando-se num batalhão, puseram-se no cume dum outeiro.
26) Então Abner gritou a Joabe, e disse: Devorará a espada para sempre? não sabes que por fim haverá amargura? até quando te demorarás em ordenar ao povo que deixe de perseguir a seus irmãos?
27) Respondeu Joabe: Vive Deus, que, se não tivesses falado, só amanhã cedo teria o povo cessado, cada um, de perseguir a seu irmão.
28) Então Joabe tocou a buzina, e todo o povo parou e não perseguiram mais a Israel, e tampouco pelejaram mais.
29) E caminharam Abner e os seus homens toda aquela noite pela Arabá e, passando o Jordão, caminharam por todo o Bitrom, e vieram a Maanaim.
30) Voltou, pois, Joabe de seguir a Abner e quando ajuntou todo o povo, faltavam dos servos de Davi dezenove homens, e Asael.
31) Mas os servos de Davi tinham ferido dentre os de Benjamim, e dentre os homens de Abner, a trezentos e sessenta homens, de tal maneira que morreram.
32) E levantaram a Asael, e o sepultaram no sepulcro de seu pai, que estava em Belém. E Joabe e seus homens caminharam toda aquela noite, e amanheceu-lhes o dia em Hebrom.
1) Ora, houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi porém Davi se fortalecia cada vez mais, enquanto a casa de Saul cada vez mais se enfraquecia.