2Samuel 19:11-23

Davi volta para Jerusalém

11) Então o rei Davi mandou dizer a Zadoque e a Abiatar, sacerdotes: Falai aos anciãos de Judá, dizendo: Por que seríeis vós os últimos em tornar a trazer o rei para sua casa? Porque a palavra de todo o Israel tem chegado ao rei, até a sua casa.
12) Vós sois meus irmãos meus ossos e minha carne sois vós por que, pois, seríeis os últimos em tornar a trazer o rei?
13) Dizei a Amasa: Porventura não és tu meu osso e minha carne? Assim me faça Deus e outro tanto, se não fores chefe do exercito diante e mim para sempre, em lugar de Joabe.
14) Assim moveu ele o coração de todos os homens de Judá, como se fosse o de um só homem e enviaram ao rei, dizendo: Volta, com todos os teus servos.
15) Então o rei voltou, e chegou até o Jordão e Judá veio a Gilgal, para encontrar-se com o rei, a fim de fazê-lo passar o Jordão.
16) Ora, apressou-se Simei, filho de Gêra, benjamita, que era de Baurim, e desceu com os homens de Judá a encontrar-se com o rei Davi
17) e com ele mil homens de Benjamim, como também Ziba, servo da casa de Saul, e seus quinze filhos, e seus vinte servos com ele desceram apressadamente ao Jordão adiante do rei,
18) atravessando o vau para trazer a casa do rei e para fazer o que aprouvesse a ele. Quando o rei ia passar o Jordão, Simei, filho de Gêra, se prostrou diante dele,
19) e lhe disse: Não me impute meu senhor à minha culpa, e não te lembres do que tão perversamente fez teu servo, no dia em que o rei meu senhor saiu de Jerusalém não conserve o rei isso no coração.
20) Porque eu, teu servo, deveras confesso que pequei por isso eis que eu sou o primeiro, de toda a casa de José, a descer ao encontro do rei meu senhor.
21) Respondeu Abisai, filho de Zeruia, dizendo: Não há de ser morto Simei por haver amaldiçoado ao ungido do Senhor?
22) Mas Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje me sejais adversários? Será morto alguém hoje em Israel? pois não sei eu que hoje sou rei sobre Israel?
23) Então disse o rei a Simei: Não morrerás. E o rei lho jurou.