2Samuel 17:27-18:8

A vitória do exército de Davi sobre o de Absalão

27) Tendo Davi chegado a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim,
28) tomaram camas, bacias e vasilhas de barro trigo, cevada, farinha, grão tostado, favas, lentilhas e torradas
29) mel, manteiga, ovelhas e queijos de vaca, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem pois diziam: O povo está faminto, cansado e sedento, no deserto.
1) Então Davi contou o povo que tinha consigo, e pôs sobre ele chefes de mil e chefes de cem.
2) E Davi enviou o exército, um terço sob o mando de Joabe, outro terço sob o mando de Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, e outro terço sob o mando de Itai, o giteu. E disse o rei ao povo: Eu também sairei convosco.
3) Mas o povo respondeu: Não sairás porque se fugirmos, eles não se importarão conosco nem se importarão conosco ainda que morra metade de nós porque tu vales por dez mil tais como nós. Melhor será que da cidade nos mandes socorro.
4) Respondeu-lhes o rei: Farei o que vos parecer bem. E o rei se pôs ao lado da porta, e todo o povo saiu em centenas e em milhares.
5) E o rei deu ordem a Joabe, a Abisai e a Itai, dizendo: Tratai brandamente, por amor de mim, o mancebo Absalão. E todo o povo ouviu quando o rei deu ordem a todos os chefes acerca de Absalão.
6) Assim saiu o povo a campo contra Israel e deu-se a batalha no bosque de Efraim.
7) Ali o povo de Israel foi derrotado pelos servos de Davi e naquele dia houve ali grande morticínio, de vinte mil homens.
8) Pois a batalha se estendeu sobre a face de toda aquela terra, e o bosque consumiu mais gente naquele dia do que a espada.