2Samuel 13.21-36

Absalão mata Amom

21) Quando o rei Davi ouviu todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira.
22) Absalão, porém, não falou com Amnom, nem mal nem bem, porque odiava a Amnom por ter ele forçado a Tamar, sua irmã.
23) Decorridos dois anos inteiros, tendo Absalão tosquiadores em Baal-Hazor, que está junto a Efraim, convidou todos os filhos do rei.
24) Foi, pois, Absalão ter com o rei, e disse: Eis que agora o teu servo faz a tosquia. Peço que o rei e os seus servos venham com o teu servo.
25) O rei, porém, respondeu a Absalão: Não, meu filho, não vamos todos, para não te sermos pesados. Absalão instou com ele todavia ele não quis ir, mas deu-lhe a sua benção.
26) Disse-lhe Absalão: Ao menos, deixa ir conosco Amnom, meu irmão. O rei, porém, lhe perguntou: Para que iria ele contigo?
27) Mas como Absalão instasse com o rei, este deixou ir com ele Amnom, e os demais filhos do rei.
28) Ora, Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom então matai-o. Não tenhais medo não sou eu quem vo-lo ordenou? Esforçai-vos, e sede valentes.
29) E os servos de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lhes havia ordenado. Então todos os filhos do rei se levantaram e, montando cada um no seu mulo, fugiram.
30) Enquanto eles ainda estavam em caminho, chegou a Davi um rumor, segundo o qual se dizia: Absalão matou todos os filhos do rei nenhum deles ficou.
31) Então o rei se levantou e, rasgando as suas vestes, lançou-se por terra da mesma maneira todos os seus servos que lhe assistiam rasgaram as suas vestes.
32) Mas Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, disse-lhe: Não presuma o meu senhor que mataram todos os mancebos filhos do rei, porque só morreu Amnom porque assim o tinha resolvido fazer Absalão, desde o dia em que ele forçou a Tamar, sua irmã.
33) Não se lhe meta, pois, agora no coração ao rei meu senhor o pensar que morreram todos os filhos do rei porque só morreu Amnom.
34) Absalão, porém, fugiu. E o mancebo que estava de guarda, levantando os olhos, orou, e eis que vinha muito povo pelo caminho por detrás dele, ao lado do monte.
35) Então disse Jonadabe ao rei: Eis aí vêm os filhos do rei conforme a palavra de teu servo, assim sucedeu.
36) Acabando ele de falar, chegaram os filhos do rei e, levantando a sua voz, choraram e também o rei e todos os seus servos choraram amargamente.