2Samuel 12.1-14

Profecia de Natã

1) O Senhor, pois, enviou Natã a Davi. E, entrando ele a ter com Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2) O rico tinha rebanhos e manadas em grande número
3) mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara ela crescera em companhia dele e de seus filhos do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço e ele a tinha como filha.
4) Chegou um viajante à casa do rico e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a cordeira do pobre e a preparou para o seu hóspede.
5) Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.
6) Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão.
7) Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul,
8) e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto.
9) Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher sim, a ele mataste com a espada dos amonitas.
10) Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11) Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol.
12) Pois tu o fizeste em oculto mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol.
13) Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado não morreras.
14) Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te nasceu certamente morrerá.