1Samuel 26:1-16

Davi pouva Saul de novo

1) Ora, vieram os zifeus a Saul, a Gibeá, dizendo: Não está Davi se escondendo no outeiro de Haquila, defronte de Jesimom?
2) Então Saul se levantou, e desceu ao deserto de Zife, levando consigo três mil homens escolhidos de Israel, para buscar a Davi no deserto de Zife.
3) E acampou-se Saul no outeiro de Haquila, defronte de Jesimom, junto ao caminho porém Davi ficou no deserto, e percebendo que Saul vinha após ele ao deserto,
4) enviou espias, e certificou-se de que Saul tinha chegado.
5) Então Davi levantou-se e foi ao lugar onde Saul se tinha acampado viu Davi o lugar onde se deitavam Saul e Abner, filho de Ner, chefe do seu exército. E Saul estava deitado dentro do acampamento, e o povo estava acampado ao redor dele.
6) Então Davi, dirigindo-se a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, perguntou: Quem descerá comigo a Saul, ao arraial? Respondeu Abisai: Eu descerei contigo.
7) Foram, pois, Davi e Abisai de noite ao povo e eis que Saul estava deitado, dormindo dentro do acampamento, e a sua lança estava pregada na terra à sua cabeceira e Abner e o povo estavam deitados ao redor dele.
8) Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo deixa-me, pois, agora encravá-lo na terra, com a lança, de um só golpe não o ferirei segunda vez.
9) Mas Davi respondeu a Abisai: Não o mates pois quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente?
10) Disse mais Davi: Como vive o Senhor, ou o Senhor o ferirá, ou chegará o seu dia e morrerá, ou descerá para a batalha e perecerá
11) o Senhor, porém, me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor. Agora, pois, toma a lança que está à sua cabeceira, e a bilha d'água, e vamo-nos.
12) Tomou, pois, Davi a lança e a bilha d'água da cabeceira de Saul, e eles se foram. Ninguém houve que o visse, nem que o soubesse, nem que acordasse porque todos estavam dormindo, pois da parte do Senhor havia caído sobre eles um profundo sono.
13) Então Davi, passando à outra banda, pôs-se no cume do monte, ao longe, de maneira que havia grande distância entre eles.
14) E Davi bradou ao povo, e a Abner, filho de Ner, dizendo: Não responderás, Abner? Então Abner respondeu e disse: Quem és tu, que bradas ao rei?
15) Ao que disse Davi a Abner: Não és tu um homem? e quem há em Israel como tu? Por que, então, não guardaste o rei, teu senhor? porque um do povo veio para destruir o rei, teu senhor.
16) Não é bom isso que fizeste. Vive o Senhor, que sois dignos de morte, porque não guardastes a vosso senhor, o ungido do Senhor. Vede, pois, agora onde está a lança do rei, e a bilha d'água que estava à sua cabeceira.