1Samuel 23:13-29

No deserto de Zife, nova aliança com Jônatas

13) Levantou-se, então, Davi com os seus homens, cerca de seiscentos, e saíram de Queila, e foram-se aonde puderam. Saul, quando lhe foi anunciado que Davi escapara de Queila, deixou de sair contra ele.
14) E Davi ficou no deserto, em lugares fortes, permanecendo na região montanhosa no deserto de Zife. Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão.
15) Vendo, pois, Davi que Saul saíra à busca da sua vida, esteve no deserto de Zife, em Hores.
16) Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi ter com Davi em Hores, e o confortou em Deus
17) e disse-lhe: Não temas porque não te achará a mão de Saul, meu pai porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo o que também Saul, meu pai, bem sabe.
18) E ambos fizeram aliança perante o Senhor Davi ficou em Hores, e Jônatas, voltou para sua casa.
19) Então subiram os zifeus a Saul, a Gibea, dizendo: Não se escondeu Davi entre nós, nos lugares fortes em Hores, no outeiro de Haquila, que está à mão direita de Jesimom?
20) Agora, pois, ó rei, desce apressadamente, conforme todo o desejo da tua alma a nós nos cumpre entregá-lo nas mãos do rei.
21) Então disse Saul: Benditos sejais vós do Senhor, porque vos compadecestes de mim:
22) Ide, pois, informai-vos ainda melhor sabei e notai o lugar que ele freqüenta, e quem o tenha visto ali porque me foi dito que é muito astuto.
23) Pelo que atentai bem, e informai-vos acerca de todos os esconderijos em que ele se oculta e então voltai para mim com notícias exatas, e eu irei convosco. E há de ser que, se estiver naquela terra, eu o buscarei entre todos os milhares de Judá.
24) Eles, pois, se levantaram e foram a Zife adiante de Saul Davi, porém, e os seus homens estavam no deserto de Maom, na campina ao sul de Jesimom.
25) E Saul e os seus homens foram em busca dele. Sendo isso anunciado a Davi, desceu ele à penha que está no deserto de Maom. Ouvindo-o Saul, foi ao deserto de Maom, a perseguir Davi.
26) Saul ia de uma banda do monte, e Davi e os seus homens da outra banda. E Davi se apressava para escapar, por medo de Saul, porquanto Saul e os seus homens iam cercando a Davi e aos seus homens, para os prender.
27) Nisso veio um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te, e vem, porque os filisteus acabam de invadir a terra.
28) Pelo que Saul voltou de perseguir a Davi, e se foi ao encontro dos filisteus. Por esta razão aquele lugar se chamou Selá-Hamalecote.
29) Depois disto, Davi subiu e ficou nos lugares fortes de En-Gedi.