1Samuel 20:11-29

Jônatas faz uma aliança com Davi

11) Então disse Jônatas a Davi: Vem, e saiamos ao campo. E saíram ambos ao campo.
12) E disse Jônatas a Davi: O Senhor, Deus de Israel, seja testemunha! Sondando eu a meu pai amanhã a estas horas, ou depois de amanhã, se houver coisa favorável para Davi, eu não enviarei a ti e não to farei saber?
13) O Senhor faça assim a Jônatas, e outro tanto, se, querendo meu pai fazer-te mal, eu não te fizer saber, e não te deixar partir, para ires em paz e o Senhor seja contigo, assim como foi com meu pai.
14) E não somente usarás para comigo, enquanto viver, da benevolência do Senhor, para que não morra,
15) como também não cortarás nunca da minha casa a tua benevolência, nem ainda quando o Senhor tiver desarraigado da terra a cada um dos inimigos de Davi.
16) Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor se vingue dos inimigos de Davi.
17) Então Jônatas fez Davi jurar de novo, porquanto o amava porque o amava com todo o amor da sua alma.
18) Disse-lhe ainda Jônatas: Amanhã é a lua nova, e notar-se-á a tua ausência, pois o teu lugar estará vazio.
19) Ao terceiro dia descerás apressadamente, e irás àquele lugar onde te escondeste no dia do negócio, e te sentarás junto à pedra de Ezel.
20) E eu atirarei três flechas para aquela banda, como se atirasse ao alvo.
21) Então mandarei o moço, dizendo: Anda, busca as flechas. Se eu expressamente disser ao moço: Olha que as flechas estão para cá de ti, apanha-as então vem, porque, como vive o Senhor, há paz para ti, e não há nada a temer.
22) Mas se eu disser ao moço assim: Olha que as flechas estão para lá de ti vai-te embora, porque o Senhor te manda ir.
23) E quanto ao negócio de que eu e tu falamos, o Senhor é testemunha entre mim e ti para sempre.
24) Escondeu-se, pois, Davi no campo e, sendo a lua nova, sentou-se o rei para comer.
25) E, sentando-se o rei, como de costume, no seu assento junto à parede, Jônatas sentou-se defronte dele, e Abner sentou-se ao lado de Saul e o lugar de Davi ficou vazio.
26) Entretanto Saul não disse nada naquele dia, pois dizia consigo: Aconteceu-lhe alguma coisa pela qual não está limpo certamente não está limpo.
27) Sucedeu também no dia seguinte, o segundo da lua nova, que o lugar de Davi ficou vazio. Perguntou, pois, Saul a Jônatas, seu filho: Por que o filho de Jessé não veio comer nem ontem nem hoje?
28) Respondeu Jônatas a Saul: Davi pediu-me encarecidamente licença para ir a Belém,
29) dizendo: Peço-te que me deixes ir, porquanto a nossa parentela tem um sacrifício na cidade, e meu irmão ordenou que eu fosse se, pois, agora tenho achado graça aos teus olhos, peço-te que me deixes ir, para ver a meus irmãos. Por isso não veio à mesa do rei.