1Samuel 20:1-10

A entrevista de Davi com Jônatas

1) Então fugiu Davi de Naiote, em Ramá, veio ter com Jônatas e lhe disse: Que fiz eu? qual é a minha iniqüidade? e qual é o meu pecado diante de teu pai, para que procure tirar-me a vida?
2) E ele lhe disse: Longe disso! não hás de morrer. Meu pai não faz coisa alguma, nem grande nem pequena, sem que primeiro ma participe por que, pois, meu pai me encobriria este negócio? Não é verdade.
3) Respondeu-lhe Davi, com juramento: Teu pai bem sabe que achei graça aos teus olhos pelo que disse: Não saiba isto Jônatas, para que não se magoe. Mas, na verdade, como vive o Senhor, e como vive a tua alma, há apenas um passo entre mim e a morte.
4) Disse Jônatas a Davi: O que desejas tu que eu te faça?
5) Respondeu Davi a Jônatas: Eis que amanhã é a lua nova, e eu deveria sentar-me com o rei para comer porém deixa-me ir, e esconder-me-ei no campo até a tarde do terceiro dia.
6) Se teu pai notar a minha ausência, dirás: Davi me pediu muito que o deixasse ir correndo a Belém, sua cidade, porquanto se faz lá o sacrifício anual para toda a parentela.
7) Se ele disser: Está bem então teu servo tem paz porém se ele muito se indignar, fica sabendo que ele já está resolvido a praticar o mal.
8) Usa, pois, de misericórdia para com o teu servo, porque o fizeste entrar contigo em aliança do Senhor se, porém, há culpa em mim, mata-me tu mesmo por que me levarias a teu pai?
9) Ao que respondeu Jônatas: Longe de ti tal coisa! Se eu soubesse que meu pai estava resolvido a trazer o mal sobre ti, não to descobriria eu?
10) Perguntou, pois, Davi a Jônatas: Quem me fará saber, se por acaso teu pai te responder asperamente?