1Samuel 17:12-30

Jessé envia Davi a seus irmãos e ouve os insultos do gigante

12) Ora, Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos e nos dias de Saul este homem era já velho e avançado em idade entre os homens.
13) Os três filhos mais velhos de Jessé tinham seguido a Saul à guerra eram os nomes de seus três filhos que foram à guerra: Eliabe, o primogênito, o segundo Abinadabe, e o terceiro Samá:
14) Davi era o mais moço os três maiores seguiram a Saul,
15) mas Davi ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belem.
16) Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde e apresentou-se por quarenta dias.
17) Disse então Jessé a Davi, seu filho: Toma agora para teus irmãos uma refa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos.
18) Leva, também, estes dez queijos ao seu comandante de mil e verás como passam teus irmãos, e trarás notícias deles.
19) Ora, estavam Saul, e eles, e todos os homens de Israel no vale de Elá, pelejando contra os filisteus.
20) Davi então se levantou de madrugada e, deixando as ovelhas com um guarda, carregou-se e partiu, como Jessé lhe ordenara e chegou ao arraial quando o exército estava saindo em ordem de batalha e dava gritos de guerra.
21) Os israelitas e os filisteus se punham em ordem de batalha, fileira contra fileira.
22) E Davi, deixando na mão do guarda da bagagem a carga que trouxera, correu às fileiras e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.
23) Enquanto ainda falava com eles, eis que veio subindo do exército dos filisteus o campeão, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate, e falou conforme aquelas palavras e Davi as ouviu.
24) E todos os homens de Israel, vendo aquele homem, fugiam, de diante dele, tomados de pavor.
25) Diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? pois subiu para desafiar a Israel. Ao homem, pois, que o matar, o rei cumulará de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
26) Então falou Davi aos homens que se achavam perto dele, dizendo: Que se fará ao homem que matar a esse filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? pois quem é esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
27) E o povo lhe repetiu aquela palavra, dizendo: Assim se fará ao homem que o matar.
28) Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração pois desceste para ver a peleja.
29) Respondeu Davi: Que fiz eu agora? porventura não há razão para isso?
30) E virou-se dele para outro, e repetiu as suas perguntas e o povo lhe respondeu como da primeira vez.