Números 22:21-30


Balaão e sua jumenta encontram-se com um anjo


21) Então levantou-se Balaão pela manhã, albardou a sua jumenta, e partiu com os príncipes de Moabe.

22) A ira de Deus se acendeu, porque ele ia, e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário. Ora, ele ia montado na sua jumenta, tendo consigo os seus dois servos.

23) A jumenta viu o anjo do Senhor parado no caminho, com a sua espada desembainhada na mão e, desviando-se do caminho, meteu-se pelo campo pelo que Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.

24) Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma sebe de um e de outro lado.

25) Vendo, pois, a jumenta o anjo do Senhor, coseu-se com a sebe, e apertou contra a sebe o pé de Balaão pelo que ele tornou a espancá-la.

26) Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda.

27) E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão e a ira de Balaão se acendeu, e ele espancou a jumenta com o bordão.

28) Nisso abriu o Senhor a boca da jumenta, a qual perguntou a Balaão: Que te fiz eu, para que me espancasses estas três vezes?

29) Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim oxalá tivesse eu uma espada na mão, pois agora te mataria.

30) Tornou a jumenta a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste toda a tua vida até hoje? Porventura tem sido o meu costume fazer assim para contigo? E ele respondeu: Não.