Números 21:21-35


Israelitas ferem aos reis de Moabe e Basã


21) Então Israel mandou mensageiros a Siom, rei dos amorreus, a dizer-lhe:

22) Deixa-me passar pela tua terra não nos desviaremos para os campos nem para as vinhas as águas dos poços não beberemos iremos pela estrada real até que tenhamos passado os teus termos.

23) Siom, porém, não deixou Israel passar pelos seus termos pelo contrário, ajuntou todo o seu povo, saiu ao encontro de Israel no deserto e, vindo a Jaza, pelejou contra ele.

24) Mas Israel o feriu ao fio da espada, e apoderou-se da sua terra, desde o Arnom até o Jaboque, até os amonitas porquanto a fronteira dos amonitas era fortificada.

25) Assim Israel tomou todas as cidades dos amorreus e habitou nelas, em Hesbom e em todas as suas aldeias.

26) Porque Hesbom era a cidade de Siom, rei dos amorreus, que pelejara contra o precedente rei de Moabe, e tomara da mão dele toda a sua terra até o Arnom.

27) Pelo que dizem os que falam por provérbios: Vinde a Hesbom! edifique-se e estabeleça-se a cidade de Siom!

28) Porque fogo saiu de Hesbom, e uma chama da cidade de Siom e devorou a Ar de Moabe, aos senhores dos altos do Arnom.

29) Ai de ti, Moabe! perdido estás, povo de Quemós! Entregou seus filhos como fugitivos, e suas filhas como cativas, a Siom, rei dos amorreus.

30) Nós os asseteamos Hesbom está destruída até Dibom, e os assolamos até Nofá, que se estende até Medeba.

31) Assim habitou Israel na terra dos amorreus.

32) Depois Moisés mandou espiar a Jazer, e tomaram as suas aldeias e expulsaram os amorreus que ali estavam.

33) Então viraram-se, e subiram pelo caminho de Basã. E Ogue, rei de Basã, saiu-lhes ao encontro, ele e todo o seu povo, para lhes dar batalha em Edrei.

34) Disse, pois, o Senhor a Moisés: Não o temas, porque eu to entreguei na mão, a ele, a todo o seu povo, e à sua terra e far-lhe-ás como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.

35) Assim o feriram, a ele e seus filhos, e a todo o seu povo, até que nenhum lhe ficou restando também se apoderaram da terra dele.