Números 16:1-19


A rebelião de Coré, Datã e Abirão


1) Ora, Corá, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, juntamente com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, filhos de Rúben, tomando certos homens,

2) levantaram-se perante Moisés, juntamente com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, varões de renome

3) e ajuntando-se contra Moisés e contra Arão, disseram-lhes: Demais é o que vos arrogais a vós, visto que toda a congregação e santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles por que, pois, vos elevais sobre a assembléia do Senhor?

4) Quando Moisés ouviu isso, caiu com o rosto em terra

5) depois falou a Corá e a toda a sua companhia, dizendo: Amanhã pela manhã o Senhor fará saber quem é seu, e quem é o santo, ao qual ele fará chegar a si e aquele a quem escolher fará chegar a si.

6) Fazei isto: Corá e toda a sua companhia, tomai para vós incensários

7) e amanhã, pondo fogo neles, sobre eles deitai incenso perante o Senhor e será que o homem a quem o Senhor escolher, esse será o santo demais é o que vos arrogais a vós, filhos de Levi.

8) Disse mais Moisés a Corá: Ouvi agora, filhos de Levi!

9) Acaso é pouco para vós que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, a fim de fazerdes o serviço do tabernáculo do Senhor e estardes perante a congregação para ministrar-lhe,

10) e te fez chegar, e contigo todos os teus irmãos, os filhos de Levi? procurais também o sacerdócio?

11) Pelo que tu e toda a tua companhia estais congregados contra o Senhor e Arão, quem é ele, para que murmureis contra ele?

12) Então Moisés mandou chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe eles porém responderam: Não subiremos.

13) É pouco, porventura, que nos tenhas feito subir de uma terra que mana leite e mel, para nos matares no deserto, para que queiras ainda fazer-te príncipe sobre nós?

14) Ademais, não nos introduziste em uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campos e vinhas em herança porventura cegarás os olhos a estes homens? Não subiremos.

15) Então Moisés irou-se grandemente, e disse ao Senhor: Não atentes para a sua oferta nem um só jumento tenho tomado deles, nem a nenhum deles tenho feito mal.

16) Disse mais Moisés a Corá: Comparecei amanhã tu e toda a tua companhia perante o Senhor tu e eles, e Arão.

17) Tome cada um o seu incensário, e ponha nele incenso cada um traga perante o Senhor o seu incensário, duzentos e cinqüenta incensários também tu e Arão, cada qual o seu incensário.

18) Tomou, pois, cada qual o seu incensário, e nele pôs fogo, e nele deitou incenso e se puseram à porta da tenda da revelação com Moisés e Arão.

19) E Corá fez ajuntar contra eles toda o congregação à porta da tenda da revelação então a glória do Senhor apareceu a toda a congregação.