Números 13:25-33


O relatório desanimador dos espias


25) Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra.

26) E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.

27) E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel e este é o seu fruto.

28) Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque.

29) Os amalequitas habitam na terra do Negebe os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão.

30) Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela porque bem poderemos prevalecer contra ela.

31) Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos.

32) Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.

33) Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos.