Números 11:16-30


Deus designa setenta anciãos como ajuda a Moisés


16) Disse então o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem os anciãos do povo e seus oficiais e os trarás perante a tenda da revelação, para que estejam ali contigo.

17) Então descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles e contigo levarão eles o peso do povo para que tu não o leves só.

18) E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne porquanto chorastes aos ouvidos do Senhor, dizendo: Quem nos dará carne a comer? pois bem nos ia no Egito. Pelo que o Senhor vos dará carne, e comereis.

19) Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dias

20) mas um mês inteiro, até vos sair pelas narinas, até que se vos torne coisa nojenta porquanto rejeitastes ao Senhor, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito?

21) Respondeu Moisés: Seiscentos mil homens de pé é este povo no meio do qual estou todavia tu tens dito: Dar-lhes-ei carne, e comerão um mês inteiro.

22) Matar-se-ão para eles rebanhos e gados, que lhes bastem? ou ajuntar-se-ão, para eles todos os peixes do mar, que lhes bastem?

23) Pelo que replicou o Senhor a Moisés: Porventura tem-se encurtado a mão do Senhor? agora mesmo verás se a minha palavra se há de cumprir ou não.

24) Saiu, pois, Moisés, e relatou ao povo as palavras do Senhor e ajuntou setenta homens dentre os anciãos do povo e os colocou ao redor da tenda.

25) Então o Senhor desceu: na nuvem, e lhe falou e, tirando do espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram.

26) Mas no arraial ficaram dois homens chamava-se um Eldade, e o outro Medade e repousou sobre eles: o espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram para irem à tenda e profetizavam no arraial.

27) Correu, pois, um moço, etenho dado os levitas a Arão e a Eldade e Medade profetizaram no arraial.

28) Então Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus mancebos escolhidos, respondeu e disse: Meu Senhor Moisés, proíbe-lho.

29) Moisés, porém, lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Oxalá que do povo do Senhor todos fossem profetas, que o Senhor pusesse o seu espírito sobre eles!

30) Depois Moisés se recolheu ao arraial, ele e os anciãos de Israel.