Levítico 25:8-22


O ano do jubileu


8) Também contarás sete sábados de anos, sete vezes sete anos de maneira que os dias dos sete sábados de anos serão quarenta e nove anos.

9) Então, no décimo dia do sétimo mês, farás soar fortemente a trombeta no dia da expiação fareis soar a trombeta por toda a vossa terra.

10) E santificareis o ano qüinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus habitantes ano de jubileu será para vós pois tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.

11) Esse ano qüinquagésimo será para vós jubileu não semeareis, nem segareis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das vides não tratadas.

12) Porque é jubileu santo será para vós diretamente do campo comereis o seu produto.

13) Nesse ano do jubileu tornareis, cada um à sua possessão.

14) Se venderdes alguma coisa ao vosso próximo ou a comprardes da mão do vosso próximo, não vos defraudareis uns aos outros.

15) Conforme o número de anos desde o jubileu é que comprarás ao teu próximo, e conforme o número de anos das colheitas é que ele te venderá.

16) Quanto mais forem os anos, tanto mais aumentarás o preço, e quanto menos forem os anos, tanto mais abaixarás o preço porque é o número das colheitas que ele te vende.

17) Nenhum de vós oprimirá ao seu próximo mas temerás o teu Deus porque eu sou o Senhor vosso Deus.

18) Pelo que observareis os meus estatutos, e guardareis os meus preceitos e os cumprireis assim habitareis seguros na terra.

19) Ela dará o seu fruto, e comereis a fartar e nela habitareis seguros.

20) Se disserdes: Que comeremos no sétimo ano, visto que não haveremos de semear, nem fazer a nossa colheita?

21) então eu mandarei a minha bênção sobre vós no sexto ano, e a terra produzirá fruto bastante para os três anos.

22) No oitavo ano semeareis, e comereis da colheita velha até o ano nono, até que venha a colheita nova, comereis da velha.