Levítico 25:23-34


Redenção de casas e terras


23) Também não se venderá a terra em perpetuidade, porque a terra é minha pois vós estais comigo como estrangeiros e peregrinos:

24) Portanto em toda a terra da vossa possessão concedereis que seja remida a terra.

25) Se teu irmão empobrecer e vender uma parte da sua possessão, virá o seu parente mais chegado e remirá o que seu irmão vendeu.

26) E se alguém não tiver remidor, mas ele mesmo tiver enriquecido e achado o que basta para o seu resgate,

27) contará os anos desde a sua venda, e o que ficar do preço da venda restituirá ao homem a quem a vendeu, e tornará à sua possessão.

28) Mas, se as suas posses não bastarem para reavê-la, aquilo que tiver vendido ficará na mão do comprador até o ano do jubileu porém no ano do jubileu sairá da posse deste, e aquele que vendeu tornará à sua possessão.

29) Se alguém vender uma casa de moradia em cidade murada, poderá remi-la dentro de um ano inteiro depois da sua venda durante um ano inteiro terá o direito de a remir.

30) Mas se, passado um ano inteiro, não tiver sido resgatada, essa casa que está na cidade murada ficará, em perpetuidade, pertencendo ao que a comprou, e à sua descendência não sairá o seu poder no jubileu.

31) Todavia as casas das aldeias que não têm muro ao redor serão consideradas como o campo da terra poderão ser remidas, e sairão do poder do comprador no jubileu.

32) Também, no tocante às cidades dos levitas, às casas das cidades da sua possessão, terão eles direito perpétuo de remi-las.

33) E se alguém comprar dos levitas uma casa, a casa comprada e a cidade da sua possessão sairão do poder do comprador no jubileu porque as casas das cidades dos levitas são a sua possessão no meio dos filhos de Israel.

34) Mas o campo do arrabalde das suas cidades não se poderá vender, porque lhes é possessão perpétua.