Deuteronômio 5:22-33

Povo atemorizado pede que Moisés receba a lei do Senhor

22) Essas palavras falou o senhor a toda a vossa assembléia no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz e nada acrescentou. E escreveu-as em duas tábuas de pedra, que ele me deu.
23) Mas quando ouvistes a voz do meio das trevas, enquanto ardia o monte em fogo, viestes ter comigo, mesmo todos os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos,
24) e dissestes: Eis que o Senhor nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo hoje vimos que Deus fala com o homem, e este ainda continua vivo.
25) Agora, pois, por que havemos de morrer? Este grande fogo nos consumirá se ainda mais ouvirmos a voz do Senhor nosso Deus, morreremos.
26) Porque, quem há de toda a carne, que tenha ouvido a voz do Deus vivente a falar do meio do fogo, como nós a ouvimos, e ainda continue vivo?
27) Chega-te tu, e ouve tudo o que o Senhor nosso Deus falar e tu nos dirás tudo o que ele te disser assim o ouviremos e o cumpriremos.
28) Ouvindo, pois, o Senhor as vossas palavras, quando me faláveis, disse-me: Eu ouvi as palavras deste povo, que eles te disseram falaram bem em tudo quanto disseram.
29) Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!
30) Vai, dize-lhes: Voltai às vossas tendas.
31) Tu, porém, deixa-te ficar aqui comigo, e eu te direi todos os mandamentos, estatutos e preceitos que tu lhes hás de ensinar, para que eles os cumpram na terra que eu lhes dou para a possuírem.
32) Olhai, pois, que façais como vos ordenou o Senhor vosso Deus não vos desviareis nem para a direita nem para a esquerda.
33) Andareis em todo o caminho que vos ordenou a Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os vossos dias na terra que haveis de possuir.