Deuteronômio 31:14-23

Deus dá a Josué o encargo do povo

14) Também disse o Senhor a Moisés: Eis que vem chegando o dia em que hás de morrer. Chama a Josué, e apresentai-vos na tenda da revelação, para que eu lhe dê ordens. Assim foram Moisés e Josué, e se apresentaram na tenda da revelação.
15) Então o Senhor apareceu na tenda, na coluna de nuvem e a coluna de nuvem parou sobre a porta da tenda.
16) E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais e este povo se levantará, e se prostituirá indo após os deuses estranhos da terra na qual está entrando, e me deixará, e quebrará o meu pacto, que fiz com ele.
17) Então se acenderá a minha ira naquele dia contra ele, e eu o deixarei, e dele esconderei o meu rosto, e ele será devorado. Tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não é, porventura, por não estar o meu Deus comigo, que me sobrevieram estes males?
18) Esconderei pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por causa de todos os males que ele tiver feito, por se haver tornado para outros deuses.
19) Agora, pois, escrevei para vós este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel ponde-o na sua boca, para que este cântico me sirva por testemunha contra o povo de Israel.
20) Porque o introduzirei na terra que, com juramento, prometi a seus pais, terra que mana leite e mel comerá, fartar-se-á, e engordará então, tornando-se para outros deuses, os servirá, e me desprezará, violando o meu pacto.
21) E será que, quando lhe sobrevierem muitos males e angústias, então este cântico responderá contra ele por testemunha, pois não será esquecido da boca de sua descendência porquanto conheço a sua imaginação, o que ele maquina hoje, antes de eu o ter introduzido na terra que lhe prometi com juramento.
22) Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel.
23) E ordenou o Senhor a Josué, filho de Num, dizendo: sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, com juramento, lhes prometi e eu serei contigo.