Deuteronômio 23:15-25

Sobre fugitivos, prostitutas, usura e votos

15) Não entregarás a seu senhor o servo que, fugindo dele, se tiver acolhido a ti
16) contigo ficará, no meio de ti, no lugar que escolher em alguma das tuas cidades, onde lhe agradar não o oprimirás.
17) Não haverá dentre as filhas de Israel quem se prostitua no serviço do templo, nem dentre os filhos de Israel haverá quem o faça
18) não trarás o salário da prostituta nem o aluguel do sodomita para a casa do Senhor teu Deus por qualquer voto, porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor teu Deus.
19) Do teu irmão não exigirás juros nem de dinheiro, nem de comida, nem de qualquer outra coisa que se empresta a juros.
20) Do estrangeiro poderás exigir juros porém do teu irmão não os exigirás, para que o Senhor teu Deus te abençoe em tudo a que puseres a mão, na terra à qual vais para a possuíres.
21) Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.
22) Se, porém, te abstiveres de fazer voto, não haverá pecado em ti.
23) O que tiver saído dos teus lábios guardarás e cumprirás, tal como voluntariamente o votaste ao Senhor teu Deus, prometendo-o pela tua boca.
24) Quando entrares na vinha do teu próximo, poderás comer uvas conforme o teu desejo, até te fartares, porém não as porás no teu alforje.
25) Quando entrares na seara do teu próximo, poderás colher espigas com a mão, porém não meterás a foice na seara do teu próximo.