Deuteronômio 20:1-20

Leis sobre a guerra

1) Quando saíres à peleja, contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo mais numeroso do que tu, deles não terás temor, pois contigo está o Senhor teu Deus que te fez subir da terra do Egito.
2) Quando estiveres para entrar na peleja, o sacerdote se chegará e falará ao povo,
3) e lhe dirá: Ouvi, é Israel vós estais hoje para entrar na peleja contra os vossos inimigos não se amoleça o vosso coração não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles
4) pois e Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar.
5) Então os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual é o homem que edificou casa nova e ainda não a dedicou? vá, e torne para casa não suceda que morra na peleja e outro a dedique.
6) E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou, vá, e torne para casa não suceda que morra na peleja e outro a desfrute.
7) Também qual é e homem que está desposado com uma mulher e ainda não a recebeu? vá, e torne para casa não suceda que morra na peleja e outro a receba.
8) Assim continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? vá, e torne para casa, a fim de que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração.
9) Então, tendo os oficiais, acabado de falar ao povo, designarão chefes das tropas para estarem à frente do povo.
10) Quando te aproximares duma cidade para combatê-la, apregoar-lhe-ás paz.
11) Se ela te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela será sujeito a trabalhos forçados e te servirá.
12) Se ela, pelo contrário, não fizer paz contigo, mas guerra, então a sitiarás,
13) e logo que o Senhor teu Deus a entregar nas tuas mãos, passarás ao fio da espada todos os homens que nela houver
14) porém as mulheres, os pequeninos, os animais e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás por presa e comerás o despojo dos teus inimigos, que o Senhor teu Deus te deu.
15) Assim farás a todas as cidades que estiverem mais longe de ti, que não são das cidades destas nações.
16) Mas, das cidades destes povos, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nada que tem fôlego deixarás com vida
17) antes destruí-los-ás totalmente: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos perizeus, aos heveus, e aos jebuseus como Senhor teu Deus te ordenou
18) para que não vos ensinem a fazer conforme todas as abominações que eles fazem a seus deuses, e assim pequeis contra o Senhor vosso Deus.
19) Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, metendo nele o machado, porque dele poderás comer pelo que não o cortarás porventura a árvore do campo é homem, para que seja sitiada por ti?
20) Somente as árvores que souberes não serem árvores cujo fruto se pode comer, é que destruirás e cortarás, e contra a cidade que guerrear contra ti edificarás baluartes, até que seja vencida.