Deuteronômio 1:9-18

A nomeação de auxiliares

9) Nesse mesmo tempo eu vos disse: Eu sozinho não posso levar-vos,
10) o Senhor vosso Deus já vos tem multiplicado, e eis que hoje sois tão numerosos como as estrelas do céu.
11) O Senhor Deus de vossos pais vos faça mil vezes mais numerosos do que sois e vos abençoe, como vos prometeu.
12) Como posso eu sozinho suportar o vosso peso, as vossas cargas e as vossas contendas?
13) Tomai-vos homens sábios, entendidos e experimentados, segundo as vossas tribos, e eu os porei como cabeças sobre vós.
14) Então me respondestes: bom fazermos o que disseste.
15) Tomei, pois, os cabeças de vossas tribos, homens sábios e experimentados, e os constituí por cabeças sobre vós, chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez, por oficiais, segundo as vossas tribos.
16) E no mesmo tempo ordenei a vossos juízes, dizendo: Ouvi as causas entre vossos irmãos, e julgai com justiça entre o homem e seu irmão, ou o estrangeiro que está com ele.
17) Não fareis acepção de pessoas em juízo de um mesmo modo ouvireis o pequeno e o grande não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus e a causa que vos for difícil demais, a trareis a mim, e eu a ouvirei.
18) Assim naquele tempo vos ordenei todas as coisas que devíeis fazer.