Deuteronômio 18:15-22

A promessa dum grande profeta

A PROMESSA
15) O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim a ele ouvirás

PARA DEUS MELHOR SER ENTENDIDO PELO POVO
16) conforme tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.
17) Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram.

PARA SER PORTA VOZ DO SENHOR 
18) Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
19) E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas.

PRECAUÇÕES A SEREM TOMADAS
20) Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.
21) E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou?
22) Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou com presunção a falou o profeta não o temerás.