Deuteronômio 17:14-20

A eleição de um rei e seus deveres

14) Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, e a possuíres e, nela habitando, disseres: Porei sobre mim um rei, como o fazem todas as nações que estão em redor de mim
15) porás certamente sobre ti como rei aquele que o Senhor teu Deus escolher. Porás um dentre teus irmãos como rei sobre ti não poderás pôr sobre ti um estrangeiro, homem que não seja de teus irmãos.
16) Ele, porém, não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho.
17) Tampouco multiplicará para si mulheres, para que o seu coração não se desvie nem multiplicará muito para si a prata e o ouro.
18) Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, escreverá para si, num livro, uma cópia desta lei, do exemplar que está diante dos levitas sacerdotes.
19) E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir
20) para que seu coração não se exalte sobre seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda a fim de que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos, no meio de Israel.