Êxodo 34:1-9


As novas tábuas dos dez mandamentos


1) Então disse o Senhor a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras e eu escreverei nelas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.

2) Prepara-te para amanhã, e pela manhã sobe ao monte Sinai, e apresenta-te a mim ali no cume do monte.

3) Mas ninguém suba contigo, nem apareça homem algum em todo o monte nem mesmo se apascentem defronte dele ovelhas ou bois.

4) Então Moisés lavrou duas tábuas de pedra, como as primeiras e, levantando-se de madrugada, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado, levando na mão as duas tábuas de pedra.

5) O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová.

6) Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade

7) que usa de beneficência com milhares que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado que de maneira alguma terá por inocente o culpado que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

8) Então Moisés se apressou a inclinar-se à terra, e adorou,

9) dizendo: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá o Senhor no meio de nós porque este é povo de dura cerviz: e perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança.