Êxodo 32:15-24


Moisés indignado quebra as tábuas do testemunho


15) E virou-se Moisés, e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados de um e de outro lado estavam escritas.

16) E aquelas tábuas eram obra de Deus também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.

17) Ora, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial.

18) Respondeu-lhe Moisés: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas é a voz dos que cantam que eu ouço.

19) Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira, e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte.

20) Então tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo e, moendo-o até que se tornou em pó, o espargiu sobre a água, e deu-o a beber aos filhos de Israel.

21) E perguntou Moisés a Arão: Que te fez este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?.

22) Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal.

23) Pois eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

24) Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o. Assim mo deram e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.