Êxodo 32:1-14


O povo impaciente pede um ídolo


1) Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

2) E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos.

3) Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão

4) ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.

5) E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor.

6) No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas e o povo sentou-se a comer e a beber depois levantou-se para folgar.

7) Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu

8) depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.

9) Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.

10) Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma e eu farei de ti uma grande nação.

11) Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?

12) Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra?. Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.

13) Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre.

14) Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.