Êxodo 28:13-30


O peitoral do juízo, o Urim e o Tumim


13) Farás também engastes de ouro,

14) e duas cadeiazinhas de ouro puro como cordas as farás, de obra trançada e aos engastes fixarás as cadeiazinhas de obra trançada.

15) Farás também o peitoral do juízo, obra de artífice conforme a obra do éfode o farás de ouro, de azul, de púrpura, de carmesim, e de linho fino torcido o farás.

16) Quadrado e duplo, será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura.

17) E o encherás de pedras de engaste, em quatro fileiras: a primeira será de uma cornalina, um topázio e uma esmeralda

18) a segunda fileira será de uma granada, uma safira e um ônix

19) a terceira fileira será de um jacinto, uma ágata e uma ametista

20) e a quarta fileira será de uma crisólita, um berilo e um jaspe elas serão guarnecidas de ouro nos seus engastes.

21) Serão, pois, as pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes serão como a gravura de um selo, cada uma com o seu nome, para as doze tribos.

22) Também farás sobre o peitoral cadeiazinhas como cordas, obra de trança, de ouro puro.

23) Igualmente sobre o peitoral farás duas argolas de ouro, e porás as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.

24) Então meterás as duas cadeiazinhas de ouro, de obra trançada, nas duas argolas nas extremidades do peitoral

25) e as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de obra trançada meterás nos dois engastes, e as porás nas ombreiras do éfode, na parte dianteira dele.

26) Farás outras duas argolas de ouro, e as porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estiver junto ao lado interior do éfode.

27) Farás mais duas argolas de ouro, e as porás nas duas ombreiras do éfode, para baixo, na parte dianteira, junto à costura, e acima do cinto de obra esmerada do éfode.

28) E ligarão o peitoral, pelas suas argolas, às argolas do éfode por meio de um cordão azul, de modo que fique sobre o cinto de obra esmerada do éfode e não se separe o peitoral do éfode.

29) Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no lugar santo, para memorial diante do Senhor continuamente.

30) Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do Senhor assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor continuamente.