Êxodo 26:1-14


As cortinas do tabernáculo


1) O tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e de estofo azul, púrpura, e carmesim com querubins as farás, obra de artífice.

2) O comprimento de cada cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de quatro côvados todas as cortinas serão da mesma medida.

3) Cinco cortinas serão enlaçadas, cada uma à outra e as outras cinco serão enlaçadas da mesma maneira.

4) Farás laçadas de estofo azul na orla da última cortina do primeiro grupo assim também farás na orla da primeira cortina do segundo grupo

5) a saber, cinqüenta laçadas na orla de uma cortina, e cinqüenta laçadas na orla da outra as laçadas serão contrapostas uma à outra.

6) Farás cinqüenta colchetes de ouro, e prenderás com eles as cortinas, uma à outra assim o tabernáculo virá a ser um todo.

7) Farás também cortinas de pêlos de cabras para servirem de tenda sobre o tabernáculo onze destas cortinas farás.

8) O comprimento de cada cortina será de trinta côvados, e a largura de cada cortina de quatro côvados as onze cortinas serão da mesma medida.

9) E ajuntarás cinco cortinas em um grupo, e as outras seis cortinas em outro grupo e dobrarás a sexta cortina na frente da tenda.

10) E farás cinqüenta laçadas na orla da última cortina do primeiro grupo, e outras cinqüenta laçadas na orla da primeira cortina do segundo grupo.

11) Farás também cinqüenta colchetes de bronze, e meterás os colchetes nas laçadas, e assim ajuntarás a tenda, para que venha a ser um todo.

12) E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a saber, a meia cortina que sobejar, penderá aos fundos do tabernáculo.

13) E o côvado que sobejar de um lado e de outro no comprimento das cortinas da tenda, penderá de um e de outro lado do tabernáculo, para cobri-lo.

14) Farás também para a tenda uma coberta de peles de carneiros, tintas de vermelho, e por cima desta uma coberta de peles de golfinhos.