Êxodo 22:16-31


Leis sobre a imoralidade e a idolatria


16) Se alguém seduzir uma virgem que não for desposada, e se deitar com ela, certamente pagará por ela o dote e a terá por mulher.

17) Se o pai dela inteiramente recusar dar-lha, pagará ele em dinheiro o que for o dote das virgens.

18) Não permitirás que viva uma feiticeira.

19) Todo aquele que se deitar com animal, certamente será morto.

20) Quem sacrificar a qualquer deus, a não ser tão-somente ao Senhor, será morto.

21) Ao estrangeiro não maltratarás, nem o oprimirás pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito.

22) A nenhuma viúva nem órfão afligireis.

23) Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor

24) e a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos.

25) Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como credor não lhe imporás juros.

26) Ainda que chegues a tomar em penhor o vestido do teu próximo, lho restituirás antes do pôr do sol

27) porque é a única cobertura que tem é o vestido da sua pele em que se deitaria ele? Quando pois clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

28) Aos juízes não maldirás, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo.

29) Não tardarás em trazer ofertas da tua ceifa e dos teus lagares. O primogênito de teus filhos me darás.

30) Assim farás com os teus bois e com as tuas ovelhas sete dias ficará a cria com a mãe ao oitavo dia ma darás.

31) Ser-me-eis homens santos portanto não comereis carne que por feras tenha sido despedaçada no campo aos cães a lançareis.