Êxodo 13:1-16


Os primogênitos são consagrados a Deus

1) Então falou o Senhor a Moisés, dizendo:2) Santifica-me todo primogênito, todo o que abrir a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, assim de homens como de animais porque meu é.3) E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui portanto não se comerá pão levedado.4) Hoje, no mês de abibe, vós saís.5) Quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus, que ele jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês.6) Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá uma festa ao Senhor.7) Sete dias se comerão pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.8) Naquele dia contarás a teu filho, dizendo: Isto é por causa do que o Senhor me fez, quando eu saí do Egito9) e te será por sinal sobre tua mão e por memorial entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito.10) Portanto guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano.11) Também quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando te houver dado,12) separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre, até mesmo todo primogênito dos teus animais os machos serão do Senhor.13) Mas todo primogênito de jumenta resgatarás com um cordeiro e, se o não quiseres resgatar, quebrar-lhe-ás a cerviz: e todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás.14) E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? responder-lhe-ás: O Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito, da casa da servidão.15) Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, tanto os primogênitos dos homens como os primogênitos dos animais por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogênitos, sendo machos mas a todo primogênito de meus filhos eu resgato.16) E isto será por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos, porque o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito.